terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Release Editorial: "Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa" de Fernando Cabral Martins

Há algum tempo recebi um email da Ateliê Editorial para receber releases (informativos para divulgação) das próximas publicações. Claro que aceitei. Então hoje recebi o primeiro e já trouxe pra você dar uma olhada.



Primeiramente, a Ateliê Editorial está no mercado há mais de vinte anos disseminando as artes: ensaios, críticas, arquitetura, estudos sobre o livro, clássicos da literatura, comunicação, segmentos acadêmicos... é um bocado de assunto muito bom! Daí você tira o quanto deve ser interessantíssimo "Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa".


Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta português considerado um dos principais poetas lusitanos da História da literatura. Agora a Ateliê Editorial está lançando "Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa", escrito pelo português crítico de referência em Pessoa, Fernando Cabral Martins, há mais de duas décadas dedicado aos estudos sobre o poeta e sua obra.

Além de todo o trabalho conhecido de Fernando Pessoa, o autor deixou ainda um conjunto de textos inéditos. Segundo Fernando Cabral Martins, nos últimos anos foi considerável o avanço na publicação desse material, bem como no conhecimento dos vários aspectos de uma obra muito vasta. Por isso, em Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa ele buscou apresentar uma visão geral da escrita e da atividade pública do maior poeta português moderno, cujos documentos originais foram encontrados em 1935, ano de sua morte, em 91 envelopes arquivados numa célebre arca – a que se acrescentavam outros cinquenta guardados numa mala e em um armário. (Trecho do informativo/release)
Fernando Pessoa (Foto: S.A. e Maria José de Lencastre)

Fiquei interessada nesse livro, olha... nas minhas aulas de Literatura Portuguesa até o clima da turma ficava diferente quando chegava em Fernando Pessoa. Para quem estuda literatura e se interessa pela obra dele, esse é um livro imperdível, para quem quer conhecer um pouco mais, então, é uma maravilha, não é mesmo?
Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa constitui um excelente roteiro para o entendimento de um dos poetas mais importantes da língua portuguesa. A vida e a obra do autor são apresentadas de maneira integrada, em torno dos temas centrais de sua trajetória, tais como:  a linguagem modernista, a criação dos heterônimos, as ideias políticas e estéticas e os diferentes projetos literários. Ao mesmo tempo em que  oferece, por exemplo, uma leitura nova do intrincado poema cujo fac-símile vem reproduzido no prefácio, Fernando Martins explica que após 75 anos de edições de inéditos, pode dizer-se que pelo menos a poesia de Fernando Pessoa está praticamente toda publicada. Por isso, “o livro tem antes a intenção de apresentar uma panorâmica de Pessoa tal como se conhece hoje”, diz. “Meu objetivo foi propor uma descrição e um comentário coerentes e, tanto quanto possível, completos da obra de Pessoa, à luz das mais recentes publicações, e fazê-lo procurando manter uma exigência de clareza e simplicidade”, completa. Assim, o autor acredita que a obra pode interessar tanto a leitores iniciantes quanto aos antigos conhecedores da obra de Fernando Pessoa.  (Trecho do informativo/release)
Informações da edição:
Formato: 14 x 21cm
Número de páginas: 264
ISBN:978-85-7480-753-9
Preço: R$ 42,00


----------------------------------------------------

Agradeço o contato da Ateliê Editorial, espero ter conseguido fazer um bom trabalho por aqui. Agradeço também a você que me lê e me motiva a continuar com esse projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: